-
Arquitetos: NOMADE Architects
- Área: 34500 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Patrick Müller
-
Fabricantes: ART DAN, Bentin, DBS, DG Peinture, ETB, Entreprise Bentin, GYMNASIUM, Gibeaux, Gillard, Guyon, Heating, JD-Ankri, Mathis, QUATERS, SOGEFI, SPORT France, STB terrassements, SYCCAF, Solairlux, Solstis, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova escola acolhe crianças das casas vizinhas e complementa o seu mandato educacional com um ginásio e um dojo. Nomade Architects vai além dos programas de educação usuais, a fim de atualizar a natureza institucional da escola aterrando-a em seu ambiente natural.
Os materiais utilizados são o resultado de uma escolha em enaltecer uma imagem que dura mais tempo e que se integra totalmente na paisagem. Construído de madeira - estruturalmente para a escola e nos acabamentos, tanto para a escola e ginásio - o projeto demonstra um compromisso genuíno com uma resposta adaptada através do uso de materiais nobres e sustentáveis. A combinação de materiais urbanos para o ginásio - como aço inoxidável para a parte mais proeminente - ajuda a criar uma transição entre o ambiente natural e a cidade.
A estrutura da escola é principalmente de madeira em forma de vigas e pórticos. O piso de concreto é levantado do chão. A estrutura do ginásio é de concreto com o pavilhão desportivo feito de vigas de metal numa malha. As paredes exteriores e da linguagem arquitetônica concebem um diálogo entre cada componente, e o projeto é definido pelo conjunto harmonioso. O complexo é revestido na vertical em larício cru com o marcenaria em alumínio lacado, usando o mesmo tom para todos os volumes.
Com a sua arquitetura contemporânea e materialidade familiares, a escola e o ginásio são implantados de modo perfeitamente natural na paisagem circundante e agem como um forte defensor do espaço público, afirmando a ambição de Ville-du-Bois para a sua renovação urbana com esta arrojada afirmação arquitetônica.